A CASA

Rua Conselheiro Ramalho, 939 - Bela Vista/Bixiga - São Paulo 

Missão: Configurar-se como pólo de referência sócio-educacional e vivencial dos saberes populares, patrimônio cultural e imaterial da humanidade, no centro da cidade de São Paulo. Favorecer o desenvolvimento local da comunidade onde atua, com ações que visam uma educação integral de crianças e jovens aproximando família, comunidade e escola. Em um processo identitário estimular a integração social, a cidadania e a elevação da auto-estima, principalmente do povo negro, nordestino e as gerações descendentes que vivem na capital.

A Casa Mestre Ananias (CMA) é um espaço de vivência, transmissão oral e difusão do Patrimônio Cultural Nacional e da Humanidade. Tem base nas tradições populares afro-brasileiras, com foco nas expressões da cultura baiana desenvolvidas na capital paulistana, por meio da capoeira tradicional e do samba de roda.


É um espaço onde a informalidade e o caráter familiar são os ingredientes fundamentais para hospedar as manifestações populares aos que buscam alternativas à sociedade de consumo.

Aqui a Capoeira é vista como a própria entidade educacional, uma vez que sua riqueza e abrangência artística, além da força de resistência e socialização, promovem a autonomia no processo de formação do indivíduo.

A Casa é fruto do amadurecimento da geração de capoeiras, discípulos do Mestre Ananias, que se forma no início da década de 90 a partir da Roda de Capoeira na Praça da República, em São Paulo. Nosso projeto foi iniciado entre os anos de 1997 e 2000 no bairro de São Judas em São Paulo, e reaberto no bairro da Bela Vista (Bixiga) no ano de 2007, com atividades regulares desde então.

Como base do projeto, a Associação de Capoeira Angola Senhor do Bonfim (fundada por Mestre Ananias em 1953) está sediada na CMA. Também estão os grupos de Samba de Roda “Garoa do Recôncavo” e o grupo de samba (tradicional urbano) “Sem Vintém”, além de toda a iniciativa cultural e sócio-educacional organizada.

Para crianças e adolescentes (entre 05 e 17 anos) é desenvolvido um projeto de formação pela Cultura Oral, em complemento à educação familiar e formal. Pertencem ao convívio e dinâmica propostas as atividades nos seguintes módulos (integrados entre si): ● Capoeira ● Violão e Cavaquinho ● Criação Literária ● Teatro ● Dança e ● Artes Integradas (que compreende música, contação de histórias e artes visuais - cerâmica, modelagem, gravura, desenho, pintura e reciclagem).

Por meio de iniciativa sócio-educacional, são oferecidas bolsas gratuitas a crianças e adolescentes da região, pertencentes à rede pública de ensino. Hoje, são 41 inscritos para as atividades, divididos entre crianças, adolescentes e adultos (estes 30% do total).

As Rodas de Capoeira e Samba

A forte característica popular de Mestre Ananias, marcada pela condução de rodas em praça pública, favorece para que a roda na Casa não seja restrita a uma linhagem ou estilo dentro do universo da Capoeira. Propõe um ambiente descontraído que preza a autonomia, o respeito e, sobretudo, o diálogo entre as diferenças. O que define um "padrão" é a exigência do Mestre em relação a sua herança tradicional de ritmo e musicalidade.

A cada terça-feira, acontece uma Roda de Capoeira com características diferentes, formada por capoeiras das mais diversas origens.

O Samba de Roda segue os padrões tradicionais do Recôncavo, tendo a viola-machete e o samba chula como identidade principal. Acontece principalmente nas festas de São Cosme e São Damião, na Festa Junina (os festejos tradicionais são elemento importante no ambiente de cordialidade e formação que a Casa propõe) e também em ocasiões festivas fora do calendário popular.

Sejam bem vindos os Capoeiras e os que quiserem chegar!