quinta-feira, 16 de novembro de 2017

GAROA DO RECÔNCAVO - BRINCANDO DE BRASIL


Ação voltada para a família. Pelo movimento "Garoa do Recôncavo" da Casa Mestre Ananias, a proposta é inspirada no universo do Samba de Roda do Recôncavo Baiano e nos cantos de trabalho de sertão da Bahia. Brincadeiras são realizadas junto às crianças valorizando os povos rurais, suscitando formas coletivas de pensar e viver em uma sociedade tão urbanizada.

Brincando de Brasil (Sesc São José dos Campos)

Cada vez mais distantes da nossa música e cultura são as nossas heranças de matriz africana. A Casa Mestre Ananias e o movimento Garoa do Recôncavo prezam o legado do nosso Mestre em um processo de resistência à pressão de um mercado que transforma e se aprimora em suas caricaturas culturais.

Minhoca e João (Sesc São José dos Campos)


A Casa entende por tradição processos e construções dadas em um território ou comunidade através dos tempos.

Valores são transmitidos pelas vivências cotidianas em diversas áreas das relações humanas. A música é resultado onde certas nuances se expressam nas manifestações da cultura popular e os saberes são sempre transmitidos do mais velho para o mais novo.





Mestre Ananias e Minhoca (Sesc Vila Mariana)


Nosso Mestre Ananias dizia que tinha que ter raça para estar no nosso meio. Tanto repetiu certas coisas sobre esse mundo que somente agora, na sua ausência física, fazem sentido.

Talvez (ou certamente), alguns sabores da tradição somente sejam experimentados após determinada idade e rumo que nosso olhar toma no presente e só têm relação direta ao olhar do passado.  






Sob seu olhar, Mestre Ananias, sua Casa se mantém. Continuaremos esse sonho coletivo que busca aproximar pessoas para além dos talentos individuais e convenções distanciadas do "prazer" e do amor. 
  

Nenhum comentário: