segunda-feira, 7 de novembro de 2016

LANÇAMENTO CARTILHA DO SAMBA CHULA SP


Pelo movimento "Garoa do Recôncavo São Paulo é Bahia Viva" e a Natura Musical, São Paulo se prepara para receber na Casa Mestre Ananias o Lançamento da "Cartilha do Samba Chula"

Entre os dias 11, 12 e 13 de novembro estarão conosco, pela primeira vez na capital, e representando os Mestres do Recôncavo Baiano que compõe essa obra...

Dona Aurinda e Mestre Nelito
Dona Aurinda da Ilha (Mar Grande - Ilhota), irmã do finado Mestre Gelso Quadrado, sambadeira cheia de segredos e muito ligada às "coisas" da sua terra. 

D. Aurinda com Katharina Doring
Mestre Nelito com sua pareia, o violeiro Sinésio, que é de Santiago do Iguape mas mora há muitos anos em Salvador, trazendo portanto o tempero da cidade grande. 

Mestre Nelito
Estarão acompanhados de Katharina Doring, idealizadora da Cartilha e uma das pesquisadoras mais importantes do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Também estará conosco Elzinha Abreu, filha de um dos mais conceituados pesquisadores da Capoeira, Fred Abreu.

na esquerda Sinésio - Nelito - ? - Celino
A Cartilha do Samba Chula é o resultado de um processo de ensino-aprendizagem em oficinas realizadas nas cidades de Salvador, Saubara, São Francisco do Conde, Terra Nova e Santo Amaro (Recôncavo Baiano) gerado a partir dos saberes de transmissão oral dos cantadores de Chula e tocadores de viola no Samba de Roda.

O projeto faz parte do programa Natura Musical e se materializa em um DVD documentário, dois CDs e um caderno informativo que traz ensinamentos e registros contendo fotos, textos, depoimentos e transcrições musicais.

Um material fundamental para quem busca referências da sabedoria popular. A Casa Mestre Ananias tem o prazer de lançar a Cartilha em São Paulo e oferecer essa oportunidade à nossa comunidade graças ao apoio do programa Cultura Viva dos Pontos de Cultura Municipais.

E se São Paulo é Bahia Viva, sejam todos muito bem vindos!

Fotos / Arte do Cartaz: Elzinha Abreu #mestreananias

2 comentários:

Matheus Viana disse...

Quando e onde o evento acontecerá no RJ ?

matheus disse...

acontecera esse fim de semana no rio de janeiro