quinta-feira, 17 de novembro de 2016

DONA AURINDA, MESTRE NELITO... e o SAMBA


Dona Aurinda em São Paulo... difícil expressar o seu significado para aqueles da comunidade da Capoeira paulistana que mantém relações com essa Bahia representada por ela. Valores e costumes da Cultura Popular Tradicional que são absorvidos na Bahia, junto à Dona Aurinda e outros Mestres, que são desenvolvidos e ressignificados em São Paulo nas expressões da Capoeira e do Samba de Roda.


Mestre Nelito em São Paulo, por ser Capoeira e viver a realidade de Salvador, talvez seja o sambador que mais dialoga com a comunidade do Samba de Roda na capital. Consegue manter valores e a estética do Samba do Recôncavo mesmo imerso na vida artística urbana.


A jornada do Lançamento da Cartilha do Samba Chula em São Paulo iniciou com uma Roda de Conversa com uma mesa de frutas na sexta feira (11) onde estiveram presentes Elzinha Abreu, Katharina Doring e os Mestres Sambadores vindos da Bahia. Também compareceram os Mestres que vivem em São Paulo como: Brasília, Jaime de Mar Grande, Plínio, Limãozinho e outros que compartilharam suas experiências junto as novas gerações.




No sábado (12) o documentário foi exibido e pudemos ouvir os Mestres e Katharina Doring, pesquisadora do Samba de Roda e idealizadora do projeto. Foram trazidas informações sobre as oficinas realizadas com os Mestres na Bahia. 

O resultado se materializou em um documentário, dois CDs de áudio e um livro, cujo conteúdo é de fundamental importância aos que desejam se aprofundar no universo do Samba de Roda. A Cartilha está a venda na Casa Mestre Ananias.





O Samba Chula comeu solto na Casa Mestre Ananias com o Garoa do Recôncavo e os Mestres convidados. Katharina, Dona Aurinda e sua filha Valdirene fizeram dois pratos baianos, o Ipeté e o Omolokum de Oxum, oferecidos aos presentes.


  
E no domingo (13) a Casa Mestre Ananias e o movimento Garoa do Recôncavo fizeram uma apresentação no Sesc Santo Amaro para fechar a programação. 



A Cartilha do Samba Chula é um projeto patrocinado pela Natura Musical, idealizado por Katharina Doring. O Lançamento na Casa Mestre Ananias aconteceu pelo movimento "Garoa do Recôncavo - São Paulo é Bahia Viva" dos Pontos de Cultura trazendo os Sambadores para promover o trabalho.


Fica nossa gratidão às sambadeiras Dona Aurinda e sua filha Valdirene, aos Sambadores Mestre Nelito e Seu Ivo, Elzinha Abreu e Katharina pela parceria.


Fotos Gabriel Borba / Zé Amaral e Fábio

Nenhum comentário: