segunda-feira, 27 de julho de 2015

A FORÇA DA ORALIDADE

Aula de Criação Literária - Professor Ovelha
O primeiro semestre de 2015 foi marcado pelo projeto A FORÇA DA ORALIDADE apoiado pelo ProAC (Culturas Populares), edital da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.


Na Casa Mestre Ananias a Capoeira é vista e vivida de forma ampla. Entendemos nossa arte como uma ferramenta poderosa no processo de formação do indivíduo. Podemos, a partir da construção identitária, socializar e educar crianças e jovens considerando o impulso que a Capoeira favorece ao campo das artes, da Leitura, do Teatro, da Dança, da Música, da Culinária e das Artes Visuais.

Aula de Violão - Professor Marcelo e Rodrigo
A música está nos berimbaus, pandeiros, atabaque, cavaquinho, viola e violão. Da Capoeira e do Samba para o mundo da música...

Aula de Artes Integradas - professora Fê (com Dona Cadú - 95 anos - Coqueiros/BA)
 A transmissão do saber entre gerações, a arte milenar da cerâmica trazendo a força e o silêncio dos tempos.

Aula de Teatro - Professora Morgana
E pra atuar, entrar em cena exige esforço que muito nos parece com obstáculos que a vida real nos apresenta.

Aula de Dança - Professora Priscila Raiz
Das aulas semanais de dança para nossas Festas, momento em que nossas pequenas sambadeiras arriscam seus primeiros passinhos.


Roda de Capoeira Semanal - João no pé do berimbau
Entre os pequenos alguns ocupam lugar de gente grande por merecimento, no processo tradicional de transmissão dos saberes populares.

Roda de Capoeira Semanal
Outros ainda não entendem muito bem onde devem ficar mas já são iniciados nessa família.

Muita coisa boa aconteceu em nossa rotina diária e semanal desse semestre. Agora buscaremos novas formas de continuar, de mãos dadas somos mais fortes e como Capoeiras a luta continua. Vejam alguns destaques do semestre:


fotos Emilene / Zé Amaral

Nenhum comentário: