quarta-feira, 11 de março de 2015

SÃO PAULO É BAHIA VIVA

(1) Nega Duda, Mestres: Kenura, Ananias, Limãozinho, Dinho Nascimento e Jaime de Mar Grande

O 1º Encontro da Capoeira no Samba de Roda em São Paulo (fotos) marcou o início do movimento "São Paulo é Bahia Viva" que integra o conjunto de ações do Ponto de Cultura Casa Mestre Ananias.

A ação reuniu na Casa alguns dos Mestres que fazem Samba de Roda na capital paulistana. Após bate papo foi servido no almoço um "baião de dois" para os Sambadores (a) e depois a Festa continuou, foi Samba até o final da noite. Cada Mestre teve seu momento de mostrar suas formas, seu jeito de expressar o Samba de Roda com aqueles que os acompanham e vivem a brincadeira do Samba por aqui.

Após essa etapa, com a licença dos mais velhos que aqui já estavam sambando antes de nós, chegou a vez de iniciar o processo de trazer da Bahia os últimos representantes de uma geração antiga do Samba de Roda.

(2) Manteguinha (Ilha de Itaparica) e o violeiro Celino (Terra Nova)










(3) Cássio Nobre (violeiro e pesquisador de Salvador) e seu mestre Celino

  


Nossos convidados baianos para a IV Oficina de Samba de Viola - Machete (veja fotos) trouxeram consigo muita riqueza a partir dos seus costumes. Celino é um dos três últimos representantes vivos da geração mais antiga que ainda toca a viola machete na região do Recôncavo. Manteguinha é o último sambador de chula da região da Ilha de Itaparica após o falecimento de Rimú, sua última pareia de samba. Cássio Nobre é violeiro e tem uma profunda pesquisa em cima do Machete no Recôncavo e foi um dos mediadores da oficina 

(4) Esquerda: Seu Jorge, Rodrigo, Pedrinho e Mario Gato do Fandango Caiçara de Ubatuba
Para salgar ainda mais nosso encontro trouxemos também , da cidade de Ubatuba, representantes do Fandango Caiçara do litoral paulista. Buscamos com isso aprofundar o tema e o diálogo em torno do universo da Viola Machete nas culturas populares baianas e paulistas. Seu Jorge e Pedrinho são os Mestres que vivem desde novos esse universo cultural. Rodrigo um paulistano capoerista que foi morar em Ubatuba e passou a integrar o grupo. Mario Gato, caiçara e capoeirista é um profundo pesquisador e conhecedor dos costumes do seu povo e realiza um trabalho fantástico de preservação dessa tradição. Também foi um dos mediadores da oficina.         

(5) Machete ubatubano - Mário Gato



Aqui um Machete ubatubano, assemelhado ao cavaco, feito por Mário Gato em uma só peça de madeira a partir de relatos dos antigos, uma vez que já estava extinta na região. Há registros de que antigamente havia a 5ª corda, instrumento que está sendo produzido por Mário atualmente.









(6) À direita Mario Gato e um dos seus Mestres Jorge


Agradecemos a parceria do Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc, agora localizado na Bela Vista, onde por dois dias dialogamos com os Mestres sobre o Machete. 

(7) IV Oficina de Samba de Viola Machete - mediação Minhoca, Cássio Nobre e Mário Gato

A IV Oficina de Samba de Viola (Machete) esse ano teve reforço de peso para os sensíveis às extensões do universo da Capoeira.

(8) Povo da Casa Mestre Ananias e convidados

Parabéns povo da Casa Mestre Ananias pela IV Oficina de Samba de Viola Machete e o esforço de sempre para o sucesso das nossas Festas


Nossa gratidão Mestre Ananias pelos 90 anos a serviço da Cultura Popular Brasileira!

fotos: Zé Amaral (1,4) / Cássio Nobre (5,7) / Borba (2,3,6,8,9)

Nenhum comentário: