quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PRIMEIRA RODA DO ANO MOSTRA CAPOEIRA FORTE EM 2009


Informe e fotos: Brígida - Di Lua

Quem esteve na Casa Mestre Ananias dia 03/02 aplaudiu a alegre movimentação dos capoeiras na primeira roda do ano de 2009. Os que chegaram no início da festa, tiveram a oportunidade de ver o ritmo consagrado de Mestre Ananias no berimbau.

No samba de roda, palmas ritmadas junto ao coro levantaram saias no centro da roda. Muitas cantigas, chulas, sambas da Bahia e também os (re)criados em São Paulo foram trocados entre os sambadores. Mesmo depois que a roda acabou... A energia da música continuou vibrando num grupo formado em outro canto da casa pois, na realidade, ninguém queria mesmo parar.
























Foi uma noite especial. Dia de batismo do pequeno Diogo na capoeiragem e de ver o samba no pé oriental de Assumi que, diretamente do Japão, veio festejar com os camaradas da Bela Vista.

Parabéns a Mestre Ananias, que chegou a pleno vapor de Cidade Tiradentes, com toda a energia dos 84 anos de idade embalando os que continuam firmes com o objetivo de fortalecer a tradição da capoeira e do samba!

Parabéns a todos nós! Um bom ano de realizações e asè!



















quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

"Cachoeira é lugar de Entidade, ali é místico", diz Márcia

São Félix e Cachoeira, separadas pelo rio Paraguaçu e unidas pela forte tradição cultural do Recôncavo Baiano (foto de autoria desconhecida)


Texto: Carlos Primo Vaz

"03 de fevereiro, noite chuvosa aqui no bairro de Santa Cecília, em São Paulo. A água escorre pelo meu rosto e alivia o calor do verão. Ruídos dos carros, monotonia na cidade.
Conheci a Márcia Maria nessa noite. Dizendo me conhecer, convidou-me para uma conversa, estava eu solitário no bar da rua das Palmeiras. Veio ela de Alagoinhas, fez questão de ressaltar ter nascido na Bahia, terra boa.

Digo pra ela ― depois de concordarmos que realmente não nos conhecíamos até então ― que trabalho para Mestre Ananias. Márcia morou 7 anos em Cachoeira (BA), dos seus 13 aos 20 anos. Como mostra a foto acima, Cachoeira e São Félix (cidade na qual nasceu o mestre) tem apenas o rio Paraguaçu a separá-las. 'Tinha muita rivalidade entre as cidades', lembra. Hoje Márcia tem 37 anos e há muito reside em São Paulo.
'Cachoeira é lugar de muita entidade, de macumbeira. Um lugar místico, vi muita gente incorporando lá'. Márcia afirma não praticar o candomblé, mas também não tem nada contra. 'Em Cachoeira todo mundo pratica, já em São Félix não se comenta tanto'.
Pergunto: Tem um orixá que te orienta? Ela olha, disfarça, chama uma amiga para falar da entrevista. Disse ela, logo quando começou a conversa, que estava ali pra curtir o som e era pra não perguntar muito. Tudo bem.
Quando começou a chuva eu caminhava pela Avenida Paulista, fechei os olhos e pensei num lugar em que gostaria de estar naquele momento. Segui caminhando em meio ao temporal e ali cheguei, para ouvir o que Márcia tinha para me dizer".